ERELEB - Diálogos sobre a pós-graduação

 O I Encontro Regional de Licenciaturas e Educação Básica [ERELEB] tomou conta da UFS no Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho, o evento foi realizado nos dias 28, 29 e 30 de maio, com uma programação diversifica, contando com minicursos, colóquios, mesas redondas e lançamentos de livros, proporcionando, dessa forma, um espaço enriquecedor tanto para os discentes quanto para os docentes que puderam fazer parte desse evento.

A turma de pedagogia 2024.1 teve o privilégio de participar da “Mesa Redonda: Diálogos entre os Programas de Pós-graduação”, realizado no segundo dia do evento, no auditório do Centro de Excelência Dr. Augusto Cezar Leite. Durante o debate, foram apresentados os programas PROFLETRAS (Criado em 2013. Surgiu pela necessidade da formação continuada para os professores. O programa desenvolve projetos que articula pesquisas, promove mudanças no ensino da leitura e escrita, tem um regime presencial com aulas semanais, com duração de 24 meses, exige a elaboração de um produto educacional e o trabalho final é uma dissertação com aplicação de práticas.), PROFEI (Criado em 2024. O programa oferta 20 vagas com alunos de Sergipe e Bahia, com professores do AEE, ensino híbrido, aula remota, conta com a participação de 13 professores que precisam ser concursados para participar.), PROFMAT (Criado em 2011. Precisa estar atuando como docente para entrar no programa, terá contato com conteúdo voltado para a matemática da educação básica, exame de qualificação, (mestrado conteudista) e o trabalho final é a criação de um produto educativo.) e PPGCN (Criado em 2020. Oferta aulas interdisciplinar, para professores de química, física, biologia, entre outros, e com aulas voltadas para as áreas da saúde.). Todos têm ótimas propostas para aqueles que procura uma formação continuada e profissionalizante, contribuindo para o avanço acadêmico e o docente qualificado.

O que mais nos chamou a atenção foi a importância da formação continuada, por meio do mestrado profissionalizante, para nós que, futuramente atuaremos em sala de aula, contribuindo para a formação de nossos alunados. A continuidade dos estudos, com foco no mestrado seria de suma importância para que nós ampliemos nossa visão para a área da educação básica, enriquecendo nossa escrita e oralidade e potencializando nossas práticas pedagógicas.

Participar como ouvinte dessa Mesa redonda foi uma experiência riquíssima em conhecimento para nós, graduandos, nos levando a conhecer um pouco sobre a formação continuada e a importância de fazer pesquisas acadêmicas. Fomos convidadas a olhar para o futuro, através das temáticas discutidas e, a observar as diversas possibilidades que temos além da licenciatura. Para nós foi um prazer estar presente nesse debate, tendo temáticas tão relevantes e de total importância.





 


Comentários

  1. Isso mesmo meninas, os programas de pós-graduação são necessários para aprofundar conhecimentos, qualificar práticas pedagógicas e responder de forma mais eficaz aos desafios da educação básica. A valorização da pesquisa, da interdisciplinaridade e da construção de produtos educacionais mostra o quanto esses programas podem transformar a atuação em sala de aula.

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  2. Parabéns pela publicação! A formação continuada, como vocês mencionaram, é fundamental para potencializar nossas práticas pedagógicas. Por isso, esse evento foi mais do que necessário.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Realmente meninas, foi um privilégio ter participado dessa mesa redonda e poder ter conhecido um pouco mais da formação continuada, pois havia programas que muitos de nós nem sequer tínhamos ouvido falar, e apesar de ter sido realizada breves apresentações foi possível que conseguíssemos entender como funciona e como é realizado cada pós. O ERELEB trouxe discussões e temáticas muito importantes para todos que fazem parte da comunidade acadêmica.

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  5. Assim como as meninas mencionaram, a mesa foi de suma importância, pois nos proporcionou um norte para seguirmos após a conclusão da graduação. Ela nos fez refletir sobre outras possibilidades de atuação na área, além de nos mostrar a importância de buscarmos aperfeiçoamento em temas específicos, como foi destacado durante a mesa.

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  6. Realmente, o ERELEB foi composto por diversos temas relacionados a formação docente, dos quais tive a oportunidade de participar em diversos momentos.

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  7. Adryele e Yslaine! Muito feliz em perceber o quanto o evento foi significativo para vocês. Havia uma intencionalidade quando "obriguei" a participação: que era fazê-las conhecer, ainda no início do curso, sobre como dar continuidade à formação. Conhecer que no Campus de Itabaiana também temos pós-graduação e que é importante para que vocês vislumbrem a importância do professor articular a prática pedagógica com a pesquisa, de forma a qualificar a atuação docente e promover transformações concretas no cotidiano escolar.

    Quero sinalizar alguns equívocos de entendimento sobre o mestrado profissional. Quando vocês afirmam:"Todos têm ótimas propostas para aqueles que procura uma formação continuada e profissionalizante, contribuindo para o avanço acadêmico e o docente qualificado.". Um curso de mestrado não tem a função de ser um ensino profissionalizante. O foco da Pós-Graduação é a pesquisa e isso foi explicado por todos os professores coordenadores do programa, não foi? Eu acho que vocês estão confundindo mestrado profissional (que a partir da pesquisa busca-se responder a demandas concretas do mundo do trabalho, incentivando a produção de soluções inovadoras, metodologias, tecnologias ou produtos aplicáveis ao contexto profissional) com o ensino profissionalizante (que tem como foco reparar o estudante para o exercício qualificado de uma profissão, integrando formação técnica e conhecimentos gerais, e contribuindo para sua inserção no mundo do trabalho).

    Gosto da forma como estruturam o texto para mostrar o que conseguiram aprender, mas estou sentindo falta nesta reflexão de como esse encontro ampliou a visão de vocês sobre o que significa ser educador(a) pesquisador(a). Embora tenham mencionado que o evento as instigou a refletir sobre o mestrado, seria importante discutir o que o mestrado representa para o educador pesquisador. Vamos refletir sobre isso? Bjos

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