Software Livre e Educação

 Em sala, a professora Sule nos apresentou à temática Software Livre e Educação. Entender as características de hardware e software é importante para utilizar as diversas tecnologias de forma eficiente na educação, o que ajudará tanto os professores quanto os alunos, como elaborar um plano de aula, uma apresentação com slides, plataformas de aprendizagem interativas e jogos pedagógicos, entre outros recursos de ensino-aprendizagem. Contudo, é necessário o licenciamento de conteúdos para esses professores, para que saibam utilizar da melhor forma a tecnologia em sala de aula, tendo acesso a materiais atualizados e diversificados, sendo um conteúdo de qualidade e de maneira legal, mediante uma licença.


Para isso, as escolas necessitam disponibilizar, através do Governo, computadores juntamente com o sistema operacional Linux, que possui código-aberto, facilitando o acesso para as pessoas e permitindo que façam modificações e melhorias no sistema. Esse ponto é importante, principalmente, para quem é, de certa forma, restrito ao acesso da internet, o que acontece, muitas vezes, por questões econômicas, políticas e sociais, o que não coincide com a democratização do conhecimento, que visa assegurar a inclusão para todos no processo de construção e garantir o acesso ao conhecimento de forma justa.


O software livre ainda é pouco conhecido, mas está sendo inserido e ganhando popularização nas escolas, justamente por ser gratuito ou ter um preço menor que o software proprietário. Inclusive, o termo "livre" se refere à liberdade, e não necessariamente ao custo dele. Sendo assim, esse software oferece aos usuários quatro liberdades: liberdade 0, executar; liberdade 1, estudar; liberdade 2, distribuir; e liberdade 3, modificar. Dessa forma, o software livre permite a liberdade e a colaboração entre os usuários.


A inserção do software livre nas escolas para as crianças, desde pequenas, é um incentivo na aprendizagem e prepara elas não somente como usuários, mas como futuros programadores e criadores que interagem com as tecnologias de forma positiva. Por ele oferecer a liberdade de compartilhamento, o ambiente escolar é transformado, pois gera interação entre os alunos e o conhecimento é partilhado, tornando um espaço igualitário.


O software proprietário é comprado com uma licença de uso; nesse software, somente o produtor ou empresa tem acesso ao código-fonte, podendo fazer suas modificações no sistema. Nesse caso, a população não tem permissão ao código-fonte, sendo assim, eles são proibidos de fazer qualquer alteração ou compartilhamento desse código. Portanto, o software proprietário tem o código-fonte fechado, privatizando o acesso somente para os desenvolvedores e evitando o acesso da população, impedindo que façam qualquer distribuição ou compartilhamento. Já o software livre possui o código-fonte aberto, promovendo a liberdade dos usuários de modificar e compartilhar seus conhecimentos.




Comentários

  1. Parabéns pela explicação simples e objetiva sobre o hardware e software, e as diferenças entre software livre e proprietário, e por falar sobre a importância do acesso aberto para a inclusão digital na educação. Foi ótimo entender mais sobre o Linux, essa é uma solução acessível e flexível para as escolas, incentiva o aprendizado e a colaboração, e ajuda a formar uma educação mais justa. Ótimo texto!

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  2. Parabéns pela postagem, meninas! Achei muito importante a forma como o texto destaca a relação entre Software Livre e democratização de uso. A inclusão digital nas escolas públicas ainda enfrenta muitos desafios, e a adoção de sistemas como o Linux pode ser uma solução acessível e educativa. Gostei também da explicação sobre as quatro liberdades do software livre, que muitas vezes são confundidas. Trazer esse debate para o ambiente escolar é essencial para formar alunos mais críticos, criativos e conscientes sobre tecnologia.

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  3. Parabéns pelo post! 👏👏
    Realmente, a utilização do software livre ainda é desconhecida, pois não é um tema abordado ao longo da educação básica, e muitos só têm acesso durante um curso básico de informática, mas as informações são restritas também, ou seja, há uma preparação para saber mexer no computador, nos aplicativos, mas não para explorar suas potencialidades. Além disso, gostei da parte em que vocês citam sobre o contato desde a infância, pois é uma forma de preparar futuros profissionais qualificados, além de contribuir para uma cultura digital, a qual desconstrói a imagem que as pessoas têm sobre o SL. No entanto, deixo aqui algumas considerações. São elas: Acredito que há um erro de expressão na seguinte frase: "[...] Para isso, as escolas necessitam disponibilizar, através do Governo, computadores [...]". Acredito que é o Governo quem deve disponibilizar, e não a escola. Outro ponto, é que não especificam sobre qual governo, Federal, Estadual ou Municipal ?. Além disso, senti falta de um aprofundamento no quinto tópico: "Pensar nos desafios ou resistências que ainda existem na adoção de softwares livres nas escolas".
    Ass. Alexsandro

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  5. Meninas, vocês destacaram bem a importância do uso do software livre na educação, mostrando como ele promove inclusão digital, liberdade de uso e colaboração entre os usuários. Ao ser adotado nas escolas, especialmente com o apoio do governo, o software livre contribui para um ambiente mais justo, acessível e formativo, preparando os alunos para um uso consciente e criativo da tecnologia.
    Ass: Karine

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  6. Como vocês mencionaram, o conhecimento tecnológico deveria ser democratizado desde as séries iniciais. Inúmeras crianças quando são incluídas em projetos que envolvem tecnologia, ficam empolgadas e pensam em seguir carreira, mas infelizmente devido a falta de incentivo, esse sonho é interrompido. Ano passado a UFS disponibilizou aulas de robótica aos alunos da Escola Municipal Genário Oliveira, e eles amavam. É uma pena que nem todos tem esse ''privilégio''. Excelente análise, parabéns!!!

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  7. O texto explica bem o que é software livre e por que ele é importante na escola. Interessante que trazem a ideia de liberdade no uso, estudo e modificação, e mostra como isso pode transformar a educação. Mas acho que podia ser mais leve em alguns trechos, ficou meio técnico, o que não deixa de ser um trabalho fulcral para a pesquisa. No geral, é uma boa reflexão sobre como a tecnologia pode ser mais acessível e inclusiva se usada do jeito certo.
    Parabéns!

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  8. Adryele e Yslaine, acho incrível a forma como desenvolvem a escrita e conseguem expressar o que aprenderam com o tema, mas precisam cuidar com algumas informações, para que a reflexão tenha sentido. A exemplo, quando afirmam " *Contudo, é necessário o licenciamento de conteúdos para esses professores, para que saibam utilizar da melhor forma a tecnologia em sala de aula, tendo acesso a materiais atualizados e diversificados, sendo um conteúdo de qualidade e de maneira legal, mediante uma licença* ". Pergunto: o que é licenciamento de conteúdos para os professores? Eu compreendo que é necessário os professores compreenderem e desenvolverem práticas abertas, com conteúdos abertos e livres, pois isso implica abertura do conhecimento, não é?

    Além disso, vejo que vocês escolheram alguns aspectos do documento orientador para escrever a reflexão, atendendo em parte o que foi solicitado. O que sito mais falta é perceber a base teórica, o que vocês compreenderam com base no texto sugerido para leitura. Percebo muita coisa da aula e quase nada do texto. Vamos atentar que essa reflexão precisa ter diálogo com a compreensão da base teórica, certo? Vamos seguindo no processo e avançando a cada reflexão. abçs

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