Educação e Tecnologia nos séculos XX e XXI.
As tecnologias começaram a ser introduzida na educação no século XX, com o rádio e a televisão como forma de democratizar o acesso ao conhecimento. No entanto, foi no século XXI, que a população teve maior acesso à internet e a inclusão digital na sala de aula, por meio de programas que discutiremos ao longo deste texto.
Entendemos que a forma de aprender passou por mudanças ao longo do tempo. Além das transformações nas metodologias da educação, a tecnologia foi incluída como ferramenta de ensino. Em cada fase da sociedade, ela se adapta e avança conforme o contexto social. Por exemplo, na pré-história, as ferramentas das tecnologias analógicas, eram representadas por pedras. Já no século XX, surgem as tecnologias digitas e os computadores passam a fazer parte do cotidiano, sendo utilizados também nas escolas e como ferramentas de trabalho, permitindo que os professores usassem os recursos como aplicativos, redes sociais e blogs a seu favor. No século XXI, o uso de smartphones e a conectividade tornaram-se naturais. Ou seja, as tecnologias sempre foram criadas para facilitar a vida das pessoas, independente da época.
As políticas públicas desempenharam um papel fundamental na democratização do acesso às tecnologias nas escolas públicas, mesmo diante de desafios como a falta de estrutura escolar ou a falta de preparação profissional adequada. Sendo assim, com base nos textos e na aula da professora, conseguimos compreender como as transformações tecnológicas impactaram o ensino, principalmente nos séculos XX e XXI. No século XX, houve a introdução, dos programas educacionais com o uso de tecnologias voltadas para à transmissão de conteúdos educativos para o público escolar. Por exemplo, o programa TV Escola, implementado no governo de Fernado Henrique Cardoso, teve o objetivo de melhorar a qualificação dos professores e os conteúdos oferecidos aos alunos.
Já no século XXI, com maior acesso à internet e conectividade, surgiram propostas mais interativas e presentes no cotidiano escolar. Os programas ProInfo e Um Computador por Aluno (UCA), foram criados com o objetivo de integrar as tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, o PNLD Digital é uma iniciativa recente do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que busca aproximar os recursos tecnológicos das necessidades pedagógicas.
Apesar de essas políticas não resolverem todos os problemas educacionais, elas provocaram transformações significativas nas escolas públicas, tornando o ambiente escolar mais conectado e inclusivo.
Como futuras pedagogas, essas discussões têm relação direta com nossa formação. Pois, se conseguirmos compreender a real importância da tecnologia na educação, despertará em nós, nosso pensamento crítico nos permitindo desenvolver novas práticas pedagógicas em salas de aula, contribuindo para a formação de alunos mais preparados para os desafios tecnológicos do século XXI. Com as novas tecnologias o ensino passou por transformações. Ao lado da metodologia, os recursos tecnológicos contribuem para um ensino mais dinâmico, interativo e voltado à preparação do aluno para o mundo digital. Por esse motivo, é importante que o professor, como mediador do conhecimento, esteja preparado para lidar com essa realidade.
Achei incrível como vocês mostraram a evolução da tecnologia na educação e a importância das políticas públicas nesse processo. Mas fico pensando que, apesar desses avanços, ainda existe uma distância grande entre o que está no papel e o que realmente acontece nas salas de aula, principalmente nas escolas públicas que muitas vezes não têm nem internet de qualidade. Talvez o maior desafio seja garantir que essas tecnologias cheguem de fato a todos os alunos, com professores bem preparados para usá-las, porque só assim a educação vai conseguir acompanhar as mudanças do mundo e preparar estudantes para a vida real.
ResponderExcluir~Maria Eduarda.
Muito bom Eduarda! é isso mesmo! Precisamos problematizar o que está na letra das políticas e o que de fato chegam nas escolas. Não temos como desejar um pais com desenvolvimento se não investimos nas necessidades da educação, e uma delas é formação de professores, concectividade nas escolas e tecnologias digitais.
ExcluirO texto de vocês destacou bem a evolução da tecnologia na educação e o impacto das políticas públicas nesse processo, destacou que, mais do que ter acesso à tecnologia, é essencial que os professores estejam preparados para usá-la de forma criativa e pedagógica, tornando o ensino mais inclusivo e significativo.
ResponderExcluir~Maria Roberta.
ResponderExcluirAdryele e Aislaine, quero iniciar dizendo que gosto muito da forma leve como escrevem e estruturam o texto. Contudo, me preocupa, depois de uma aula que discutimos sobre a concepção da tecnologia como ferramenta, ler logo no inicio da reflexão a seguinte frase "Entendemos que a forma de aprender passou por mudanças ao longo do tempo. Além das transformações nas metodologias da educação, a tecnologia foi incluída como ferramenta de ensino". Pergunto: vocês leram o texto de Bonilla? Leram a parte que ela coloca que "é necessário ultrapassar a ideia de uso das TIC como ferramenta de capacitação para o mercado de trabalho, através de cursos técnicos para a população de baixa renda, ou então como meras ferramentas didáticas para continuar ensinando os mesmos conteúdos na escola"? Confesso que estou sentindo falta da leitura do texto nesta reflexão de vocês. Quando tratam da TV Escola, apontam que foi " implementado no governo de Fernando Henrique Cardoso, teve o objetivo de melhorar a qualificação dos professores e os conteúdos oferecidos aos alunos.". No entanto, criticamos essa política, mostrando que embora importante, ela chegou numa perspectiva de substituir o professor e de centralidade da produção de conteúdos para serem distribuídos na escola, sem considerar as diferenças regionais. Vamos lá, precisamos evidenciar as aprendizagens, mas elas precisam estar articuladas com a leituras, porque somente a aula não é suficiente para desconstruirmos algumas concepções, certo?