Inteligência Artificial e Educação
Olá, pessoal! Neste blog, iremos trazer para vocês a nossa reflexão sobre a IA generativa, em especial o ChatGPT e a sua relação com a educação. O ChatGPT está dentro do que é considerado a família da IA generativa, criada pela empresa OpenAI, que há 70 anos vem se baseando nos conhecimentos de seus usuários.
Nós lidamos com a IA há muito tempo, o tempo todo. Por exemplo, quando pesquisamos uma música de um cantor no YouTube, o algoritmo manda outras músicas desse cantor, quando assistimos a um filme ou série na Netflix, aparece recomendações de outros conteúdos com base naquilo que vimos, ou quando pesquisamos algo para comprar no Google ou em algum App de compra, os algoritmos mandam conteúdos com base na nossa pesquisa, através do Instagram ou Facebook. Outra questão que chamou nossa atenção, é em relação do uso do ChatGPT na educação, como pode ser benéfico se for utilizado de modo adequado, tendo uma política de uso. Em vez de proibir e focar como um problema, ele pode ser utilizado como mediador nas práticas em sala.
A IA pode contribuir de maneira significativa no trabalho pedagógico, auxiliando os professores com tarefas adaptativas para as especificidades de cada aluno, como o ritmo e estilo de aprendizagem de cada um. Para os professores, a IA Pode ser uma ajudar interessante, no quesito de montar planejamentos pedagógicos, sugerir atividades, brincadeiras interativas ou jogos pedagógicos. A inteligência artificial auxilia os profissionais da educação, na otimização de tempo, em sugestões de organização da aula, e promove experiências novas. No entanto, é necessário alguns cuidado ao utilizar a inteligência artificial no processo de ensino-aprendizagem, para não causar dependência total dessa tecnologia. Isso mesmo, pois se não soubermos usar da forma correta, com caráter e ética, corremos o risco de ficarmos submersos nessa tecnologia, e deixar a nossa reflexão crítica de lado. Além disso, a IA também erra e comete preconceitos, por isso, é importante estarmos cientes e não confiarmos totalmente em tudo que nos é apresentado. É necessário, o cuidado com a privacidade de dados, tanto dos profissionais da instituição, quanto dos alunos, para que não ocorra vazamento de dados para usos indevidos.
A IA generativa é recente, no ChatGPT, o G significa exatamente isso, ela é generativa, ou seja, ela aprende com o que é alimentada. Parece um pouco com o processo de aprendizagem de uma pessoa, já que através do conhecimentos de outras pessoas, há a possibilidade de desenvolver os nossos. Mas é importante saber que a IA não possui pensamento crítico.
Ela se baseia naquilo que aprendeu para reformular um novo conteúdo. Diante disso, há a produção e a entrega de conteúdos diversificados, por isso o termo generativo.
O conhecimento sobre a IA na formação docente nos prepara para lidar em sala de aula futuramente, de forma que possamos o o mediadores incluir no ensino esse conhecimento forma controlada. Os professores que estão por dentro da tecnologia são fundamentais na construção de um ensino inovador e com aulas personalizadas.
Gostei como trouxeram as possibilidades da IA na educação, mas também orientaram a cerca das possíveis problemáticas. A IA pode ser uma auto destruidora pra alguém que a utiliza sem conhecer seus malefícios e benefícios!
ResponderExcluirRealmente, meninas! É notável, a presença da inteligência artificial no nosso dia a dia, principalmente, quando utilizamos as redes sociais, pois a IA busca recomendações de contéudos relacionados a nossa pesquisa e, isto acaba tomando nossa atenção e interação por horas, tendo como exemplo, o instagram e o tik tok. Além disso, é necessário que os docentes conheçam essa ferramenta e criem medologias que as utilizem de maneira ética e responsável na aprendizagem, no desenvolvimento da escrita e na construção do eu crítico. Dessa maneira, a IA auxiliaria o professor na sala de aula como vocês destacaram no post.
ResponderExcluirAss. Ângela
O texto de vocês ficou bem leve e explicativo, gostei bastante! A forma como trouxeram exemplos do dia a dia ajudou a tornar o assunto mais acessível, o que é ótimo pra quem ainda está começando a entender o que é IA generativa. A reflexão sobre o uso consciente do ChatGPT na educação também foi muito pertinente. Só senti que em alguns momentos o texto ficou um pouco repetitivo e poderia ser mais direto. Mas, no geral, vocês mandaram bem ao mostrar que a IA pode ser uma aliada na educação, desde que usada com cuidado e senso crítico. Parabéns lindas!
ExcluirParabéns pelo texto fluido, e sim é muito interessante parar de fato para pensar que p chatgpt não é o primeiro contato com IA que nós temos. Como bem disseram, não devemos demonizar o uso de inteligência artificial, mas sim saber usá-la. Nós, quanto futuras pedagogas temos o dever de transmitir essa informação, para que não haja mal entendimento sobre isso.
ResponderExcluirÉ isso! A IA pode nos ajudar de diversas formas, desde que seja usada de forma consciente e com ética.
ResponderExcluirO texto de vocês traz uma reflexão muito pertinente e equilibrada sobre o papel da IA generativa, especialmente o ChatGPT, na educação - além dos cuidados necessários. Gostei especialmente de como destacaram que "a IA pode contribuir de maneira significativa no trabalho pedagógico, auxiliando os professores com tarefas adaptativas para as especificidades de cada aluno". Essa frase evidencia de forma clara e impactante o potencial positivo dessa tecnologia quando bem utilizada. Parabéns pelo post!!
ResponderExcluirA IA está cada vez mais entrelaçada em nosso cotidiano, vocês trouxeram uma ótima reflexão sobre outras formas que essas tecnologias já estiveram com nós, além disso compreenderam que ela pode ser uma aliada na área docente, ótimo texto meinas
ResponderExcluir