Podcast Notícia e Pedagogia- Criança, adolescente e tela: uso dos dispositivos digitais.
Podcast Notícia e Pedagogia
Criança, adolescente e tela: uso dos dispositivos digitais.
Olá, no blog de hoje traremos a reflexão sobre o tema apresentado em sala no podcast das meninas.
Foi discutido os benefícios do uso dos dispositivos digitais pela criança e o adolescente quando utilizados de forma mediada por um adulto coerente, sendo estipulado o tempo, a formar e os conteúdos. Outra questão é a função do celular como rede de apoio para os responsáveis desses indivíduos e o distanciamento familiar. Consequentemente são diversas situações e realidades, mas não deixa de ser um fator que acarreta outros conflitos. O distanciamento familiar ser consequência do uso exagerado de telas é um problema que precisa ser solucionado e melhorado.
É importante estar atento que a tecnologia faz parte do contexto social da criança, não existe a possibilidade de proibir radicalmente, mas sim, agir com controle com a utilização para não haver o excesso e as consequências maléficas. Por esse motivo, a importância da educação na utilização das telas, mas para isso os adultos precisam ser exemplos na prática. É importante destacar que a tecnologia não é culpada pelo uso desenfreado das crianças e adolescentes, pois é o papel da família fazer o controle de uso.
Os malefícios estão justamente no excesso, quando esses indivíduos não estão incluídos em outros repertórios culturais, quando não há o brincar na rua com os amigos, a brincadeira de boneca, a bicicleta no final do dia, entre outras formas de interação e vivências.
A discussão dessa temática sobre o uso dos dispositivos digitais pelas crianças e os adolescentes contribui na compreensão dos benefícios e os malefícios do uso excessivo. Na educação é fundamental a promoção dessa reflexão, pois promove o pensamento crítico e um bom desenvolvimento em sociedade.
Existe uma idade ideal para o uso?
Existe uma questão sobre a idade ideal e quando liberar o celular para as crianças. Visto que, é uma fase de desenvolvimento e de curiosidades. Por esse motivo deve haver a preocupação de proteger as crianças justamente da exposição que as redes proporcionam através desses dispositivos. Por isso, é importante existir essa discussão.
O que a Sociedade Brasileira de Pediatria fala sobre essa questão?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o uso de telas para menores de 2 anos não é recomendado, já as crianças de outras idades, recomendam que exista um limite determinado para não haver prejuízos no desenvolvimento.
Portanto, além da família ser mediadora e está ciente dos prejuízos e a importância do controle dos dispositivos digitais. O professor como mediador da aprendizagem precisa está por dentro do assunto para que através dos momentos do ensino ele possa informar os estudantes sobre os problemas do excesso de telas através dos dispositivos digitais e os benefícios do uso controlado. Até porque existe o lado bom, o ensino a distância na pandemia foi um exemplo.
O vídeo a seguir, nos traz a reflexão de como as crianças estão presas as telas por tempo ilimitado, deixando as interações sociais e vivências da infância de lado.
https://youtu.be/uuDbHj1P8dU?si=u6f3wSeB47QJtoD_
Exatamente meninas, O uso excessivo de telas por meio dos dispositivos digitais tem gerado preocupações, principalmente em relação à saúde mental, ao sono e ao convívio social. No entanto, é importante reconhecer que, quando bem dosado, o uso da tecnologia pode ser extremamente positivo.
ResponderExcluirPara mim, o uso de dispositivos por crianças deve vir de proibição ao acesso às redes sociais (instagram, facebook, twitter, tiktok, etc), pois sou a prova viva de que não são espaços para crianças. Apesar de ser a favor de crianças usarem para atividades lúdicas, jogos (com supervisão e limite) e outras atividades, não acredito que deva ser apenas isso. A brincadeira e o contato com a natureza são de extrema importância para o desenvolvimento pleno da criança, mas temos que aprender que os métodos de ensino e aprendizagem também mudaram, nos resta utilizar todos os meios para desenvolver diante disso. (Rita)
ResponderExcluirUm assunto super atual e importante! As crianças precisam de limites e orientação no uso das telas, tanto em casa quanto na escola. Celular não é brinquedo. Cabe a nós, adultos, mostrar o caminho e equilibrar o uso dessas tecnologias. Parabéns pelo texto!
ResponderExcluirEscrito por Evely: Realmente, é muito importante deixar claro que a proibição completa não funciona, pois o contexto da criança é repleto de aparelhos como celular, computador, televisão, etc. Achei legal como trouxeram a responsabilidade dos pais em entender o que seria esse uso correto e incorreto, muitos pais vêem em vídeos na internet (como no aplicativo TikTok) com pseudo especialistas dizendo que o uso de telas é 100% prejudicial e até que pode ajudar no desenvolvimento de doenças psíquicas, afirmações que não possuem embasamento teórico. Por não possuírem educação midiática, não procuram a fonte daquelas informações e acabam reduzindo as possibilidades de aprendizado que a criança poderia ter com o acesso adequado à internet.
ResponderExcluirMeninas, gostei bastante do que vocês abordaram e que realmente não é só proibir as crianças do acesso a telas, mas que também não dá pra deixar livre sem saber o que está acontecendo ali. Além disso, deve ter um equilíbrio entre o brincar, interagir com outras coisas e o uso de telas. Os pais devem ter um controle desses horários e deixar claro para as crianças que a internet tem regras que devem ser seguidas.
ResponderExcluir