Privacidade e Proteção de dados

 Olá, pessoal! No blogger de hoje traremos nossa reflexão sobre a temática “Privacidade e Proteção de Dados”, tema discutido na aula da professora Sule, ministrada no dia 31/07, a partir do podcast “TEC +” produzido por discentes da turma de pedagogia do terceiro período. 

Primeiramente, vamos entender o que significa os termos privacidade e proteção de dados?!

Privacidade – Refere-se ao direito de cada indivíduo de manter o controle de suas informações pessoais, como nome, CPF, endereço, rotina e hábitos. 

Proteção de dados – diante das práticas e normas adotadas garantem a proteção de suas informações, para que não sejam divulgadas ou utilizadas para uso ilegal. 

A partir do debate em sala pudemos compreender um pouco mais o que significa esses dois conceitos abordados e que, apesar, de estarem interligados, eles possuem  significados distintos. Sendo a privacidade relacionada ao direito de escolha no

ambiente digital e a proteção de dados, envolvem os mecanismos assegurando que seus direitos sejam respeitados.

Achamos importante destacar um ponto que chamou nossa atenção, que foi o caso da atriz Carolina Dieckmann que teve suas fotos íntimas vazadas em 2011 após levar seu computador pessoal para um técnico, onde ocorreu uma tentativa de extorsão. Após esse ocorrido, Dieckmann foi atrás de seus direitos e de uma lei que protegesse sua privacidade na internet. Foi a partir daí, que em 2012, foi promulgada a Lei nº 12.737/2012, conhecida como Lei Carolina Dieckmann.

Compreendemos também o que realmente significa um “hacker”, pois acreditávamos que o termo estava associado a criminalidade. No entanto, o termo hacker significa – estudiosos da tecnologia, ou seja, seriam pessoas para fazer o bem, já o termo “cracker” é quem usa desse conhecimento para fazer maldades, como golpes, fraudes e roubos de dados. Isso deixa evidente a nossa visão de vilão quando se trata da tecnologia.

Cada vez mais é importante educar as pessoas sobre a segurança na internet. Como não acessar qualquer link desconhecido, não aceitar permissões sem ler, usar senhas fortes e não deixar desprotegidos os dados pessoais . Por isso, a educação é fundamental, pois  ajuda a identificar os riscos e como se proteger.Além disso, a escola por ser um ambiente para a discussão, questionamentos e preparatório em relação as questões da formação dos indivíduos, é fundamental ser um dos principais meios responsáveis por informar aos estudantes sobre como utilizar as tecnologias de forma segura. Nós como profissionais da educação, temos o dever de informar e dialogar sobre esse tema. Para que os estudantes possam entender a importância do questionamento para navegar de forma segura.





Comentários

  1. Realmente, meninas, há diferença entre privacidade e proteção de dados, e muita gente ainda confunde esses conceitos. Achei muito importante trazer o exemplo da Lei Carolina Dieckmann, que mostra na prática como situações reais podem gerar mudanças na legislação. Como futura educadora, vejo que falar sobre esse tema é essencial, já que crianças e adolescentes estão cada vez mais cedo conectados e nem sempre têm noção dos riscos.

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  2. Meninas, para explicar porque talvez não tenham entendido: Em 2012, fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann foram obtidas ilegalmente de seu computador pessoal e divulgadas na internet sem seu consentimento. Segundo as investigações, criminosos invadiram seus dados e tentaram extorqui-la. O caso teve grande repercussão na mídia e gerou forte comoção social.
    Em resposta ao ocorrido, o Congresso Nacional aprovou rapidamente a Lei nº 12.737/2012, conhecida como "Lei Carolina Dieckmann", que tipificou crimes cibernéticos no Brasil. Portanto, cuidar com essa afirmação "Dieckmann foi atrás de seus direitos e de uma lei que protegesse sua privacidade na internet", até porque ela não tinha esse poder!

    No mais, para finalizar essa avaliação, que teve um caráter para estimular em uma escrita crítica-reflexiva, quero dizer que foi muito bom tê-las comigo nessa atividade de reagir a aprendizagem! Percebo o quanto vocês avançaram na escrita. Mostraram sem medo o que de fato te mobilizaram na aprendizagem. Vocês construíram reações muito potentes. Desejo que, pensem sobre isso! O que desejo com essa atividade é estimular a autoria da dupla e que essa experiência seja levada para as outras etapas formativas, sabendo que ao final do curso vocês devem estar preparadas para escritas autorais. Desejo sucesso no caminhar da Pedagogia! Beijos

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